sábado, 13 de novembro de 2010

as novas tecnologias na escola

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

As novas tecnologias 

As novas tecnologias exigem a mudança do papel do professor, uma vez que ele não é mais o único detentor de todo saber, ao contrário ele também está aprendendo a cada dia.
O papel fundamental do professor é oferecer condições, através das novas tecnologias, para que o aluno possa construir seu próprio conhecimento, respeitando tempos e novas formas de pensar, oportunizando situações de aprendizagem onde o aluno possa criar, refletir, agir, questionar, interagir, enfim, que se torne sujeito da sua própria aprendizagem.
O professor precisa assumir uma nova atitude mais envolvente, com a aprendizagem e o interesse dos alunos. Em suma, a aprendizagem passa a estar interligada no mesmo espaço, sendo assim ele torna-se o facilitador, pois irá propor atividades que contribuam com o desenvolvimento intelectual dos alunos.
No mundo de hoje é necessário um maior aprofundamento neste mundo onde as propostas pedagógicas contemporâneas indicam que educar significa preparar o individuo para responder as necessidades pessoais e seus anseios de uma sociedade em constante transformação. Aceitando desafios propostos pelo surgimento de novas tecnologias, dialogando com um mundo novo e dinâmico, numa sociedade mais instruída, criando espaços educacionais inovadores, tanto no ensino em sala de aula, quanto na pesquisa do meio acadêmico.

                                        Sílvia Ananias Onório Ribeiro